segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Estudante de São José dos Campos foi selecionado para antologia literária

Isabel Almeida Santos, aluna da Fundação Helio Augusto de Souza, de São José dos Campos, tem seu texto publicado em uma coletânea de crônicas produzidas por estudantes, de todo o país, participantes dos projetos “Ler é Bom, Experimente!” e “Minha Escola Lê”. O livro intitulado As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 5, quinta coletânea dos projetos, foi lançado em  Sorocaba-SP no dia 21 de novembro, com direito a autógrafos dos estudantes autores e do escritor Laé de Souza, autor do projeto.
Escolas de todo o país participam do projeto “Ler é Bom, Experimente!” que é desenvolvido há treze anos pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cultura e patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, as escolas participantes receberam um lote de livros, além de material de apoio como folhas pautadas para redação e ainda uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula. 
Os alunos participantes do projeto receberam as obras “Acontece...”, de Laé de Souza, para leitura, discussão dos temas propostos nas obras, adaptação para teatro, exercícios e outras atividades, culminando com a criação de um texto para participar do concurso de melhor crônica. Os autores dos melhores trabalhos foram premiados com livros e participam da coletânea junto com estudantes de várias regiões do Brasil.

Na FUNDHAS, o Projeto foi aplicado no Curso Preparatório pelo professor João Santana do CRD (Centro de Recursos Didáticos). De acordo com o professor, o objetivo é incentivar a prática da leitura e contribuir para a formação de leitores conscientes e, quem sabe, futuros escritores.



Para o coordenador do trabalho, o escritor Laé de Souza, a ideia é atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola. “A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. Nosso trabalho é desenvolvido para que os jovens se tornem adultos atraídos pelos encantos e aprendizado que a leitura de livros pode proporcionar. O professor é nosso parceiro e assume conosco a empreitada de fazer o aluno descobrir o prazer da leitura”, diz o escritor. 


Participaram do projeto em 2013, 800 escolas, beneficiando mais de 45 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelo Grupo Projetos de Leitura que escolheu 36 textos para compor o livro “As melhores crônicas dos projetos de leitura- Volume 5”. O livro contém uma crônica do escritor Laé de Souza juntamente com os jovens escritores, de 11 a 15 anos, de São José dos Campos-SP, Sorocaba-SP, Itararé-SP, Itanhaém-SP, Cruzeiro-SP, Osasco-SP, Santo André-SP, São Pedro-SP, Guariba-SP, Condeúba-BA, Nova Viçosa-BA, Betim-MG, Divinésia-MG, Governador Valadares-MG, Ferros-MG, Mafra-SC, Arroio do Meio-RS, Arvorizinha-RS, Sapiranga-RS, Osório-RS e Itaperuna-RJ. 
  
A jovem Isabel está radiante, ainda mais que os textos produzidos pelos alunos, além de serem lidos por estudantes das escolas participantes do projeto, serão conhecidos por muitas pessoas, vez que a obra será utilizada em outros projetos do Grupo Projetos de Leitura. O livro será comercializado no projeto Caravana da Leitura que percorre cerca de 40 cidades por ano com a venda de livros em praças públicas, pelo valor simbólico de R$2,00,











 Sobre o Grupo Projetos de Leitura 
Criado em 1998, pelo escritor Laé de Souza, os trabalhos têm como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: criar o hábito da leitura.  Os projetos, apoiados pelas leis de incentivo à cultura, são aplicados em escolas da rede pública, parques, praças públicas, hospitais, transportes coletivos e outros.

Sobre o autor 
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Quinho e o seu Cãozinho – Um cãozinho especial”, “Bia e a sua gatinha Pammy” “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.